quarta-feira, 28 de novembro de 2007

VYGOTSKY : UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DA EDUCAÇÃO

1 - RESENHA do livro de REGO, T.C. Vygotski, uma perspsctiva histórico cultural da educação , Ed Martins Fontes, São Paulo, 1991. (texto abaixo em verde)
2 - PALESTRA (pontos discutidos) "O jogo na constituição do indivíduo" da Profa. Dra. Fernanda Liberali (Linguística - PUC/SP) e Profa. Dra. Sueli Fidalgo. (texto abaixo em azul)
Abaixo, o conteúdo disposto:
2-
- as funções psicológicas são de origem sócio-cultural e são influenciadas por biológicas.
- as características do homem não nascem com ele, mas é fruto da transformação da relação sócio-cultural (Transforma o meio para atender a sociedade, e transforma a si mesmo).
- o leão marinho, por exemplo, sabe fazer malabarismos porque mergulhar e caçar a presa são instintos biológicos. O homem, por sua vez, não age instintivamente. Ele sabe prever e interpretar situações, e este é seu diferencial.
- os fatores biológicos só são mais importantes do que os sociais no começo da vida. Aos poucos, as interações sociais e os objetos de sua cultura passam a governar o comportamento e o desenvolvimento de seu pensamento.
- a imaginação é um modo de funcionamento psicológico humano que não está presente nos animais e nem em crianças muito pequenas, pois ela tende a resolver instantaneamente seus desejos (uma criança de dois anos não faz planos para o futuro).
- tipos de abordagem: (a)inatista ou nativista - inspirada em filosofia racionalista e idealista: as capacidades básicas dos seres humanos são inatas, já se encontram nas pessoas, e apenas amadurecem. (b)ambientalista ou behaviorista - inspirada em filosofia empirista e positivista: atribui ao ambiente a constituição das características humanas, como experiências fortes de conhecimento. (c)interacionista ou vygotskiana : estrutura humana promove um processo de apropriação histórica e social, onde organismo e meio (biológico e social) exercem influência recíproca (transforma e é transformado).
- o simbolismo (signos) é a linguagem principal de todos os grupos humanos -> se interpõe entre sujeito e objeto de conhecimento.
- o conhecimento, segundo a teoria histórico social, é um patrimônio material e simbólico, que consiste em conjunto de valores, conhecimentos, sistemas de construtos materiais, técnicas, formas de pensar e de se comportar que a humanidade construiu ao longo dos tempos.

- segundo Vygotski, nenhuma criança brinca sem razão. se coloca duas sandálias como trave, a criança crê realmente que sejam traves. Desde a brincadeira mais comum, a criança já estabelece regras do que faz (se adpta a 1, 2, 3 participantes).
- ZDP ou ZPD, Zona de Desenvolvimento Prossimal: tentar ser o outro, representar o papel do jogador, assumindo esta condição. A brincadeira é a semente do trabalho.
- Conceitos: desport (francês=prazer), é alterado metrificadamente pelos ingleses como sport .
- Todo jogo com regras condiciona a uma situação imaginária.
- Na brincadeira, existe a negociação de como serão as regras entre os participantes. O "ganhar-prazer e perder-sofrer" ajuda a aprender a liderar com emoções e controle.
- Por fim, há uma grande diferenciação entre o PLAY (brincar descompromissadamente/prazer, onde as regras são para o jogo) e o GAME (jogar com regras, competir para o resultado).

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