sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Currículo único

A discussão sobre o currículo único tem sido impulsionada a partir do estabelecimento pelo MEC de Parametros Curriculares Nacionais. Tais parâmetros não podem ser, no entanto, entendidos como um currículo unificado para todo o país. Eles fornecerão uma base curricular comum sobre a qual estados e municípios organizarão suas próprias propostas curriculares.Na realidade, uma base curricular comum tem como finalidade garantir a todos os alunos o acesso aos mesmos conhecimentos, porém, caberá a cada equipe de professores contextualizar seu trabalho, conciliando a diversidade sem perder o sentido de unidade.Os especialistas muitas vezes supõem que todos os alunos devam aprender os mesmos conteúdos da mesma forma. Sem dúvida, todos devem ter acesso aos mesmos conhecimentos só que o modo de contextualizar diferentes temas tem que estar necessariamente ligado à vida e às experiências dos alunos e de sua comunidade.O tema Meio Ambiente, por exemplo, será trabalhado de forma diferente em contextos diferenciados de escolas.A qualidade do ensino e o aprofundamento do tema merecerão as mesmas reflexões, porém, seu tratamento será contextualizado face às questões locais, às histórias de vida dos alunos e da comunidade escolar.O que deve servir como ponto de união em um currículo são seus objetivos maiores. Em currículo voltado para a busca de uma sociedade mais justa e democrática procura possibilitar a constituição de cidadãos autônomos e solidários que convivam em harmonia.

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