quarta-feira, 28 de novembro de 2007

A Construção Coletiva do Projeto Político-Pedagógico


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político
pedagógico

A Construção
Coletiva do Projeto
Político-Pedagógico
CADEP
Coordenação de Apoio
à Direção e Equipe Pedagógica
CAPACITAÇÃO DESCENTRALIZADA
DIA 21/07/2005
RETOMADA DA LEITURA DO TEXTO “A CONS-
TRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO”.
* ORGANIZAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO: AS ESTRA-
TÉGIAS,OS CONTEÚDOS, O CRONOGRAMA, OS ENVOLVIDOS E OS
ENCAMINHAMENTOS QUE A ESCOLA IRÁ DESENVOLVER NA CONS-
TRUÇÃO DE SEU P.P.P.
* DEFINIR NO COLETIVO DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
DA ESCOLA, O PLANODE TRABALHO DO P.P.P., TENDO COMO
PRAZO FINAL,O DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2005.
* ELABORAR, POR ESCRITO, A SÍNTESE DO PLANEJAMENTO,
CONFORME MODELO NO CADERNO, E ENCAMINHAR PARA
O NRE, ACOMPANHAR OS TRABALHOS.
* INICIAR A ELABORAÇÃO COLETIVA DO MATERIAL QUE SUB-
SIDIARÁ O P.P.P. DA ESCOLA, A SER DISCUTIDO COM TODA A
COMUNIDADE ESCOLAR, ABORDADANDO OS SEGUINTES ITENS
DO ATO SITUACIONAL:
1 - SOCIEDADE
QUE SOCIEDADE VIVEMOS?
QUAIS SEUS VÍNCULOS HISTÓRICOS?
QUAIS OS MAIORES DESAFIOS PARA O
FUTURO?
NOSSA SOCIEDADE É ORGANIZADA
DE FORMA JUSTA?
QUAL O PAPEL DE NOSSO
ALUNO NA SOCIEDADE?
O QUE PODE SER MANTIDO E O QUE
PODE SER ALTERADO EM NOSSA
SOCIEDADE?
QUAL O PAPEL DA ESCOLA EM NOSSA SOCIEDADE?
COMO A TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTOS CIEN-TÍFICOS/ESCOLARES FOI SENDO UTILIZADA PELAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO?
REFLEXÕES DO GRUPO:
QUANDO A ESCOLA SURGIU E PORQUE FOI INSTITUÍDA NA SOCIEDADE?
QUE PAPEL A ESCOLA ASSUMIU AO LONGO DO TEMPO?
QUE SABERES TEM SIDO REPASSADO PELA ESCOLA?
EXISTE ESCOLA PARA TODOS?
EXISTEM NATUREZA, TIPOS E FORMAS DIFERENTES DE ESCOLAS PARA CIDADÃOS DIFERENTES? DE QUE TIPO?
COMO A NOSSA ESCOLA VEM RESPONDENDO ÀS QUESTÕES EMERGENTES DE NOSSA SOCIEDADE?
PARA MELHOR ATENDER A FORMAÇÃO DE NOSSOS ALUNOS, QUAL DEVE SER A FUNÇÃO DA ESCOLA?
2 - ESCOLA
3 - ALUNO
QUEM É O NOSSO ALUNO?
CONHECEMOS, DE FATO, OS ALUNOS COM QUEM TRABALHAMOS?
VAMOS REFLETIR:
QUAIS AS CARACTERÍSTICAS REAIS DE NOSSOS ALUNOS? ELAS COINCIDEM COM AS CARACTERÍSTICAS APONTADAS NOS LIVROS?
EXISTE UM ALUNO IDEAL?
COMO SÃO CONSTITUÍDAS AS FAMÍLIAS DE NOSSOS ALUNOS?
COMO É O MEIO EM QUE ELE VIVE? COMO CARACTERIZA A COMUNIDADE ESCOLAR?
O QUE SABEMOS SOBRE ALGUNS ASPECTOS DA VIDA DE NOSSOS ALUNOS COMO: ALIMENTAÇÃO, LAZER, DOENÇAS, AMIZADES, GOSTOS, MÚSICAS, PROBLEMAS, SOLUÇÕES?
O QUE NOSSOS ALUNOS PENSAM DO FUTURO? ELES TEM UM PROJETO DE SOCIEDADE, DE TRABALHO, DE VIDA PESSOAL?
4 - PROFESSOR
QUEM É O NOSSO PROFESSOR?
CONHECEMOS OS POSICIONAMENTOS DOS PROFESSORES?
QUAL A FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES?
ACREDITAMOS E DEFENDEMOS A FORMAÇÃO CONTINUADA?
QUAIS OS ASSUNTOS QUE NOSSOS PROFESSORES MAIS DOMINAM?
CONHECEMOS OS PROJETOS DOS PROFESSORES PARA A ESCOLA? QUAIS SÃO ELES?
5 - FUNCIONÁRIO
QUEM É O NOSSO FUNCIONÁRIO?
CONHECEMOS O TRABALHO DO FUNCIONÁRIO?
CONHECEMOS OS PROJETOS DOS FUNCIONÁRIOS?
ELES PARTICIPAM DAS DECISÕES TOMADA PELA
ESCOLA?
QUAL A PARTICIPAÇÃO DO FUNCIONÁRIO NA
APRENDIZAGEM DOS DISCENTES?
NO FINAL, FAZER UMA SÍNTESE DAS REFLEXÕES DO DIA, POR ESCRITO, UTILIZANDO COMO REFERÊNCIA:
SOCIEDADE
1 - O QUE TEMOS?
2 - O QUE QUEREMOS?
ESCOLA
1 - O QUE TEMOS?
2 - O QUE QUEREMOS?
ALUNOS
1 - O QUE TEMOS?
2 - O QUE QUEREMOS?
PROFESSORES
1 - O QUE TEMOS?
2 - O QUE QUEREMOS?
FUNCIONÁRIOS
1 - O QUE TEMOS?
2 - O QUE QUEREMOS?
ATIVIDADES PARA O PERÍODO DA TARDE:
QUE SUJEITOS QUEREMOS FORMAR ?
QUE SABERES QUEREMOS DISCUTIR ?
QUE SOCIEDADE QUEREMOS PARA VIVER?
QUE ESCOLA QUEREMOS?
QUE EDUCAÇÃO QUEREMOS PRIORIZAR?
QUE AVALIAÇÃO PRECISAMOS CONSTRUIR?
QUE CULTURA QUEREMOS VALORIZAR?
QUE CONHECIMENTOS QUEREMOS TRABALHAR?
QUE RELAÇÕES DE PODER QUEREMOS MANTER ?
ATIVIDADES PARA O PERÍODO DA TARDE:
APÓS À ELABORAÇÃO, CADA GRUPO FAZ A APRESENTAÇÃO DE SUA PROPOSTA PARA O GRANDE GRUPO E OS TEMAS SÃO COLOCADOS EM DISCUSSÃO.
APRESENTAR AS CONCLUSÕES DOS TRABALHOS DO DIA, ELABORÁ-LAS POR ESCRITO, E A SEGUIR, FAZER UM DEBATE SOBRE O SEGUINTE DESAFIO DO P.P.P. :
COMO TRABALHAR ESSAS QUESTÕES NO SEIO DA ESCOLA, DENTRO DA SALA DE AULA E NO COTIDIANO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS, DE TAL FORMA QUE NOSSOS ALUNOS CONSIGAM INCORPORAR CONHECIMENTOS E COMPORTAMENTOS QUE LEVEM A UMA TRANSFORMAÇÃO PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E HUMANA?
MATERIAL A SER ENCAMINHADO PARA O NRE: QUADRO SÍNTESE DO PLANEJAMENTO DO P.P.P. (pág. 5).
Material a ser utilizado nas próximas reuniões para a construção do P.P.P. :
Quadro de reflexões sobre a sociedade, a escola, os alunos, os professores e os funcionários que temos e que queremos;
Conclusões sobre as temáticas do P.P.P. debatidas na capacitação descentralizada e do desafio lançado.

PRODUÇÃO DO DIA:
1 - ESCOLHER UM COORDENADOR PARA CADA GRUPO DE FUNCIONÁRIOS.
2 - ELE TERÁ A FUNÇÃO DE GARANTIR A PARTICIPAÇÃO DE DE TODOS NAS DISCUSSÕES QUE ACONTECERÃO, RECOLHER OS RELATÓRIOS E AVALIAÇÕES, ENTREGANDO-OS À DIREÇÃO OU À COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO ESTABELECIMENTO, NO FINAL DO DIA 23.
3 - INDICAR TAMBÉM UM RELATOR PARA CADA GRUPO. ELE ESTARÁ ENCARREGADO DE FAZER O REGISTRO ESCRITO DAS DISCUSSÕES.
4 - PARA OS ESTUDOS, TER EM MÃOS OS SEGUINTES DOCUMENTOS:
- ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. (ECA)
- REGIMENTO INTERNO DA ESCOLA.
- ESTATUTO DA APMF.
- ESTATUTO DO CONSELHO ESCOLAR.
- ESTATUTO DO GRÊMIO ESTUDANTIL.
DIA 22 e 23 - ORIENTAÇÕES PARA OS FUNCIONÁRIOS
Os estudos que serão realizados, visam aprofundar os conhecimentos de cada um nas questões legais que norteiam a forma de atuação de professores e funcionários na relação com os alunos.
TEXTO: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS (Versão Popular de Frei Beto)
QUESTÃO 1 - Ler individualmente e coletivamente o texto, discutindo com os grupos se esses direitos são importantes e por quê?
QUESTÃO 2 - A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL promulgada em 1988. Discutir o Art. 6º e o Art. 208.
Após discutir esses Artigos, responder se eles estão sendo cumpridos na sua escola e enumerar o que faltaria fazer para o cumprimento dos mesmos.
DIA 22 - MANHÃ
ESTUDAR O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.
QUESTÃO 3 - Ler as seguintes partes do ECA:
Título I - Das Disposições Preliminares:
Capítulo I - Do Direito à Vida e a Saúde;
Capítulo II - Do direito à Liberdade, ao Respeito e à dignidade;
Capítulo IV - Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer.
A) Criança e adolescente de sua escola têm esses direitos preservados pela equipe de professores e funcionários?
B) Enumerar as ações que podem ser feitas na escola para assegurar aos alunos esses direitos.
Dia 22 - TARDE
QUESTÃO 4 - Cada grupo, fará o estudo do REGIMENTO ESCOLAR em vigor, escrevendo quais as maiores dificuldades encontradas no cumprimento do mesmo, e indicando as possíveis soluções para vencer essas barreiras.
DIA 23 - TARDE
QUESTÃO 5 - Ler o ESTATUTO DO CONSELHO ESCOLAR, onde a categoria dos funcionários tem participação efetiva, anotando os pontos que o grupo julgar mais importantes para a gestão democrática da escola, justificando o porquê da importância.
QUESTÃO 6 - Ler o estatuto da APMF e do GRÊMIO ESTUDANTIL.
A) A APMF é uma associação que ajuda a manter a qualidade na educação? Por quê?
B) A sua participação enquanto funcionário é importante? Como você pode contribuir nessa associação?
C) Você acha importante a existência do Grêmio Estudantil na Escola? Justifique sua resposta,
DIA 23 - MANHÃ
NUMA FOLHA A PARTE RESPONDER:
1 - Você gostou de participar desses três dias de capacitação? Por quê?
2 - Os estudos realizados nesses três dias, contribuirão para o melhor desempenho de suas funções na escola? De que forma?
3 - Responda:
- O que foi mais positivo?
- o que foi mais negativo?
- o que poderia ter sido feito melhor? Sugira.
O (a) coordenador (a) de capacitação da escola transformará as respostas em relatório único e o enviará, juntamente com os demais, ao NRE.
A Secretaria Estadual de Educação emitirá Certificado, até o final do ano, a todos os que cumpriram 100% da carga horária.
AVALIAÇÃO (individual)
Projeto Político-Pedagógico
1. O que é?
É a própria organização do
trabalho pedagógico escolar
como um todo, em suas
especificidades, níveis e
modalidades
Educação: infantil,
especial e de jovens e
adultos
Ensino fundamental,
médio e
educação profissional
supõe reflexão e discussão crítica
sobre os problemas da sociedade e da
educação para encontrar as
possibilidades de intervenção na
realidade
busca a transformação da realidade
social, econômica, política ...
exige e articula a participação de
todos os sujeitos do processo
educativo: professores, funcionários,
pais, alunos e outros para construir
uma visão global da realidade e dos
compromissos coletivos
alicerça o trabalho pedagógico escolar
enquanto processo de construção
contínua: nunca é pronto e acabado
fundamenta as transformações
internas da organização escolar e
explicita suas relações com as
transformações mais amplas
(econômica, social, política,
educacional e cultural)
- é o anúncio do devir, do que foi
sonhado coletivamente e que pode
passar do sonho à ação
“O ser humano é, naturalmente, um
ser da intervenção no mundo à razão
de que faz a História. Nela, por isso
mesmo, deve deixar suas marcas de
sujeito e não pegadas de objeto.”
Paulo Freire, 1997, p. 119
2. O que não é?
um agrupamento de planos de
ensino e de atividades diversas
algo construído para ser
arquivado prova de tarefa
burocrática: pronto e acabado para
ser encaminhado às autoridades
educacionais
tarefa específica do pedagogo, do
coordenador pedagógico ou do
Diretor

3. Princípios Orientadores
3.1. Igualdade de condições
para acesso e permanência
no processo educativo
pressupõe a aprendizagem de
qualidade para todos: vagas e
qualidade político-pedagógica
superar privilégios econômicos
e sociais e articular as dimensões:
técnica ou formal:
instrumentos, métodos, técnicas
política: condição imprescindível
da participação – envolve fins,
valores e conteúdos
exige reflexão/definição e
elaboração coletiva sobre:
que educação queremos?
por que queremos essa educação?
* pressupõe uma concepção de:
- sociedade: democrática, justa e
igualitária
homem/cidadão : crítico,
participativo, responsável e criativo
3.2. Gestão Democrática: abrange
além do princípio constitucional,
as dimensões administrativa,
pedagógica e financeira
requer o enfrentamento de todas as
questões que excluem e
marginalizam a criança, o jovem e
o adulto construir um
projeto comprometido com os
interesses e anseios das camadas
populares
- pressupõe a ruptura entre:
concepção e execução
pensar e fazer
teoria e prática
ciência e cultura
Essa superação pressupõe o controle
do processo e do produto do trabalho
pelos educadores.
articula a socialização do poder e
seus pressupostos:
a prática da participação coletiva
elimina o individualismo
a reciprocidade exclui a exploração
a solidariedade supera a opressão
a autonomia anula a dependência
submissa aos órgãos intermediários
requer a participação coletiva dos
professores, funcionários, pais e alunos
na construção, execução e avaliação do
Projeto Político-Pedagógico
assegura a transparência das decisões
e legitimidade da participação na
construção de instrumentos de gestão
democrática:
eleição de Diretores
constituição de Conselhos:
Escolar, FUNDEF, Merenda,
Municipal de Educação e outros
Conselho de Classe:
redimensionamento de sua função
pedagógica
3.3.
Liberdade
implica a idéia de autonomia
liberdade e autonomia constituem a
própria natureza do ato pedagógico
“Somos livres com os outros, não,
apesar dos outros.” (RIOS, 1982, p. 77)
implica em experiência que se
constrói na vivência coletiva
relações interpessoais
a autonomia e a liberdade constituem
vivências na relação entre:
Administradores,
professores,
funcionários,
pais e alunos
Projeto
Político-Pedagógico
e o contexto social
mais amplo
Numa situação que expressa limites e
possibilidades
O próprio conceito de
liberdade contém a idéia de:
regras, reconhecimento e de
intervenção recíproca
“Ninguém pode ser livre se, em volta
dele, há os que não o são!”
(Heller, 1982, p. 155)
3.4. Valorização dos trabalhadores em
educação:
princípio central na busca da
qualidade e do sucesso na tarefa
educativa de formação de cidadãos
capazes de participarem na vida
sócio-econômica, cultural e política
porque está relacionada diretamente
com:
formação inicial e continuada
condições de trabalho: recursos
didáticos, físicos, materiais, dedicação
integral, número de alunos por turma
carreira e salário: elementos
indispensáveis à profissionalização
A formação continuada é um
direito de todos os trabalhadores
em educação, na perspectiva da
especificidade de sua função
4. A CONSTRUÇÃO DO PROJETO
POLÍTICO-PEDAGÓGICO: DA
DISCUSSÃO À ELABORAÇÃO
DO TEXTO
4.1. PROJETO
o termo deriva do latim projectu,
particípio passado do verbo projiceri
que significa lançar para diante
- rumo, direção, opção intencional
4.2. PEDAGÓGICO
identificação dos elementos naturais
e culturais necessários à constituição
da humanidade em cada ser humano
e à descoberta das formas adequadas
ao atingimento desse objetivo.
(SAVIANI, 1992, p. 30)
- forma de organização dos elementos
necessários à assimilação do SABER,
fazendo a distinção entre o essencial
e o acidental, o principal e o
secundário, o fundamental e o
acessório
formas adequadas de
desenvolvimento do trabalho
pedagógico: trata-se da organização
dos meios (conteúdos, espaço, tempo e
procedimentos) através dos quais,
progressivamente cada indivíduo
singular realize, na forma de segunda
natureza, a humanidade produzida
historicamente
- condições que viabilizem o acesso e a
apropriação do saber sistematizado.
Requer dosá-lo e seqüenciá-lo de modo
que a criança, o adolescente, o jovem
e o adulto passe gradativamente do
seu não-domínio ao seu domínio
é o fim a atingir que determina os
métodos e processos de
ensino-aprendizagem
4.3. POLÍTICO
porque pressupõe a opção e
compromisso com a formação do
cidadão para um determinado
tipo de sociedade
A dimensão política se cumpre na
medida em que ela se realiza
enquanto prática especificamente
pedagógica.
(SAVIANI, 1982)
a dimensão pedagógica reside na
possibilidade de efetivação da
finalidade da educação/escola:
formação do cidadão crítico,
responsável, criativo e participativo
político e pedagógico são
dimensões indissociáveis, porque
propicia a vivência democrática
necessária à participação de todos
os membros da comunidade escolar
e o exercício da cidadania
PROJETO PEDAGÓGICO DA ESCOLA
LDB - LEI 9.394/96
ARTIGO 12
INCISO I
Os estabelecimentos de ensino, respeitadas
as normas comuns e as do seu sistema de
ensino, terão a incumbência de:
“I - elaborar e executar sua proposta
pedagógica”.
ARTIGO 13 e 14
Definem as incumbências docentes com
relação ao projeto pedagógico:
Art. 13 “I - participar da elaboração da
da proposta pedagógica do estabelecimento
de ensino”.
Art. 14 “I - participação dos profissionais de
educação na elaboração do projeto
pedagógico da escola”.
PRINCÍPIOS NORTEADORES DO
PROJETO PEDAGÓGICO
LEI nº 9.394/, art. 3º
“I. igualdade de condições para acesso e
permanência na escola;
II. liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e
divulgar a cultura, o pensamento, a arte
e o saber;
III. pluralismo de idéias e concepções
pedagógicas;
IV. respeito a liberdade e apreço a tolerância;
V. coexistência de instituições públicas e
privadas de ensino;
VI. gratuidade do ensino público em
estabelecimentos oficiais;
VII. valorização do profissional da educação
escolar;
VIII. gestão democrática do ensino público, na
forma desta lei e da legislação do sistema de
ensino;
IX. garantia do padrão de qualidade;
X. valorização da experiência extra-curricular;
XI. vinculação entre a educação escolar, o
trabalho e as práticas sociais”.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA
1 - ESTABELECE UMA DIREÇÃO, UMA INTENCIONALIDADE.
2 - EXIGE UMA REFLEXÃO ACERCA DA CONCEPÇÃO DE
ESCOLA E SUA RELAÇÃO COM A SOCIEDADE.
3 - DEVE CONTEMPLAR A QUALIDADE DO ENSINO NAS
DIMENSÕES INDISSOCIÁVEIS: FORMAL OU TÉCNICA E
POLÍTICA.
4 - IMPLICA EM ESFORÇO COLETIVO E PARTICIPATIVO.
5 - DEFINE ACÕES EDUCATIVAS E AS CARACTERÍSTICAS
NECESSÁRIAS ÀS ESCOLAS DE CUMPRIREM SEUS
PROPÓSITOS E SUA INTENCIONALIDADE.
INDAGAÇÕES
1 - QUE É QUE SABEMOS DE ESTRUTURA PEDAGÓGICA?
2 - QUE TIPO DE GESTÃO ESTÁ SENDO PRATICADA?
3 - O QUE QUEREMOS E PRECISMOS MUDAR EM NOSSA
ESCOLA?
4 - QUAL É O ORGANOGRAMA PREVISTO?
5 - QUEM CONSTITUI E QUAL É A LÓGICA INTERNA?
6 - QUAIS AS FUNÇÕES EDUCATIVAS PREDOMINANTES?
7 - COMO É VISTA A CONSTITUIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE
PODER?
8 - QUAIS OS FUNDAMENTOS REGIMENTAIS?
“... Se sonhamos com uma sociedade
menos agressiva, menos injusta,
menos violenta, mais humana,
o nosso testemunho deve ser
o de quem, dizendo não a
qualquer possibilidade
em face dos fatos,
defende a
capacidade
do ser humano
em avaliar, de
compreender, de
escolher, de decidir e,
finalmente, de intervir no mundo.”
“As crianças precisam crescer
no exercício desta capacidade de
pensar, indagar-se e de indagar,
de duvidar, de experimentar
hipóteses de ação, de programar
e de não apenas seguir os programas
a elas, mais do que propostos,
impostos. As crianças precisam de ter
assegurado o direito de aprender a
decidir, o que se faz decidindo. Se as
liberdades não se constituem
entregues a si mesmas, mas na sua
assunção ética de necessários limites,
não se faz sem riscos a serem corridos
por elas e pela autoridade ou
autoridades com que dialeticamente
se relacionam.”
(FREIRE, p. 1997, p. 58-59)
A PARTICIPAÇÃO ELIMINA
o autoritarismo, a prepotência,
a rigidez hierárquica
- a arrogância, a indiferença
o individualismo, o comodismo
as relações clientelistas,
os privilégios
a resistência, a forma de
pensamento único
a fragmentação, a divisão do trabalho
enfoque apenas nos resultados
acusações que buscam “o culpado”
desconfiança, a tristeza,
a imobilidade
discriminação, a violência
exclusão, reprovação / repetência
relações competitivas e visões
exclusivamente corporativas
rotinas da organização impessoal
racionalizada na burocracia
A PARTICPAÇÃO POSSIBILITA
a reflexão coletiva que favorece o
diálogo, o repseito e a auto-crítica
descentralização do poder, criando
uma forma de comunicação
horizontal que elimina o controle
hierárquico e desenvolve a autonomia
enfrentamento das relações de
dominação, contribuindo para
articulação de práticas emancipatórias
fundamentadas na solidariedade,
reciprocidade e no trabalho coletivo
instalação de processos eletivos de
dirigentes, com base em ações
colegiadas com representação de pais,
alunos, funcionários, professores,
pedagogos
construção de prática coletiva de
avaliação contínua dos processos de
organização do trabalho pedagógico
e da aprendizagem
discussão crítica sobre os conflitos,
as tensões e as rupturas que
precisam ser enfrentadas
defesa radical do compromisso de
todos com a qualidade
político-pedagógica da organização
escolar e da prática coletiva
indagação, face às desigualdades,
que exige uma tomada de atitude
democrática para transformar a
referida situação
o exercício democrático da liberdade
ética, assegurando a aprendizagem
para todos enquanto finalidade e
obrigação da educação escolar
construção de uma visão orgânica /
coesa da realidade, explicitando suas
contradições, seus limites e suas
possibilidades
entendimento das diferentes visões
de mundo e de formas possíveis para
criar o novo, a partir do que já existe
em termo das condições reais e das
práticas dos sujeitos do processo
educativo
a necessária organização do trabalho
educativo com todos os sujeitos do
processo, articulando as
especificidades das diferentes funções
ASPECTOS RELATIVOS AO
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
1 - QUANTO À CONCEPÇÃO O
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
a) - É UM PROCESSO DEMOCRÁTICO DE DECISSÕES;
b) - PREOCUPA-SE EM INSTAURAR UMA FORMA DE
ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO PEDAGÓGICO QUE
DESVELE OS CONFLITOS E AS CONTRADIÇÕES;
c) - CONTÉM OPÇÕES EXPLICITAS NA DIREÇÃO DA
SUPERAÇÃO DE PROBLEMAS NO DECORRER DO
TRABALHO EDUCATIVO VOLTADO A UMA
REALIDADE ESPECÍFICA;
d) - É CONSTRUÍDO CONTINUAMENTE, POIS,
ENQUANTO PRODUTO É, TAMBÉM, PROCESSO,
INCORPORANDO AMBOS NUMA INTERAÇÃO
POSSÍVEL.
QUANTO A ELABORAÇÃO E
EXECUÇÃO, UM PROJETO É DE
QUALIDADE QUANDO:
A) - EXPLICITA OS COMPROMISSOS DO CURSO
COM A FORMAÇÃO DO CIDADÃO E DO PROFISSIONAL;
B) - NASCE DA PRÓPRIA REALIDADE, TENDO COMO
SUPORTE A EXPLICITAÇÃO DAS CAUSAS DOS
PROBLEMAS E DA SITUAÇÃO NA QUAL TAIS
PROBLEMAS APARECEM;
C) - É EXEQÜÍVEL E PREVÊ AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS
AO SEU DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO;
D) - IMPLICA EM AÇÃO ARTICULADA DE TODOS OS
ENVOLVIDOS COM A REALIDADE DO CURSO.
ESPECIFICIDADE DO PROJETO
1 - O PROJETO É UMA ANTECIPAÇÃO, UMA VEZ QUE O
PREFIXO PRO SIGNIFICA ANTES. RELACIONA-SE
COM O TEMPO A VIR.
2 - O PROJETO TEM DIMENSSÃO UTÓPICA, QUE SIGNIFICA,
NA VERDADE, O FUTURO “A FAZER”, UM POSSÍVEL A SE
TRANSFORMAR EM REAL. É A EXPLORAÇÃO DE NOVAS
POSSIBILIDADES.
3 - POR SER UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA, O PROJETO
TEM EFEITO MOBILIZADOR DA ATIVIDADE DOS
PROTAGONISTAS. GERA FORTES SENTIMENTOS DE
PERTENÇAS QUANDO CONCEBIDO, DESENVOLVIDO E
AVALIADO COMO UMA PRÁTICA SOCIAL COLETIVA.
TEMPO ESCOLAR
CALENDÁRIO ESCOLAR:
ORDENA O TEMPO
DETERMINA O INÍCIO E O FIM DO ANO
PREVÊ OS DIAS LETIVOS, FÉRIAS, FERIADOS, REUNIÕES, CONSELHO DE CLASSE ETC...
HORÁRIO ESCOLAR:
FIXA:
NÚMERO DE HORAS POR SEMANA
NÚMERO DE AULAS POR PROFESSOR
HORA ATIVIDADE DO PROFESSOR
É TEMPO PARA QUE OS:
EDUCADORES:
APROFUNDEM SEU CONHECIMENTO SOBRE OS ALUNOS E SOBRE O QUE ESTÃO APRENDENDO
POSSAM ACOMPANHAR E AVALIAR O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO EM AÇÃO
POSSAM ESTUDAR E REFLETIR, OU SEJA, POSSAM FORTALECER A ESCOLA ENQUANTO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
ESTUDANTES
SE ORGANIZEM E CRIEM SEUS ESPAÇOS PARA ALÉM DA SALA DE AULA

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