sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Núcleo Curricular Básico

O Núcleo Curricular Básico Multieducação, ao enfocar a relação entre a Escola Pública de 1o grau e a Vida Cidadã, considerando o compromisso com uma educação que atenda aos direitos do aluno de aprender com êxito e dos professores de ensinar com sucesso, oferece uma característica singular, a de poder ser adaptado à multiplicidade de situações que as escolas apresentam, mantendo a integridade de um político educacional para as escolas do 1o grau.Esta política educacional baseia-se na reflexão sobre as responsabilidades de autoridades educacionais em vários âmbitos (federal, estadual e municipal), passando pelos Cursos de Formação de Professores e licenciaturas.Estas responsabilidades supõem uma análise constante sobre o que se produz em pesquisa devendo servir para danificar questões a respeito de como se constituem conhecimentos e valores por crianças e jovens do 1o grau.O Núcleo Curricular Básico Multieducação é uma síntese em que se articulam Princípios Educativos e Núcleos Conceituais, organizando-se as atividades de planejamento, desenvolvimento e avaliação do trabalho escolar.Assim pensando, o Núcleo Curricular Básico Multieducação procura explicar as relações de homens e mulheres com o meio ambiente transformado pelo Trabalho e Cultura, expressas através de múltiplas linguagens.Estas relações propostas pela ação educativa nas escolas compõem princípios que educam e orientam o ensino integrado das diversas disciplinas.O Núcleo Curricular Básico delineado no currículo Multieducação da Secretaria Municipal de Educação não se propõe a trabalhar com conteúdos mínimos.Há 20 anos atrás era esta a concepção curricular. Demarcavam-se conteúdos mínimos a serem atingidos pelos alunos em cada série.O Núcleo Curricular Básico propõe conteúdos básicos, isto é, uma base comum de conhecimentos fundamentais para todos mas não se atendo a conteúdos mínimos. Não há limite para a construção de conhecimentos em cada nível de ensino.

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