sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Características e mudanças nos currículos ao final do Século XX

A partir de vários movimentos sociais no final do Século XIX e início do Século XX que redundaram na abolição da escravatura, no reconhecimento da igualdade entre homens e mulheres, nos direitos e deveres dos trabalhadores e na definição da importância e dos cuidados que crianças e jovens devem receber da sociedade, os currículos para a educação de 1° grau passaram a apresentar características diferentes. A diversidade passou a ocupar um lugar importante na organização curricular.Desta forma, a partir de uma nova visão de currículo que entendia a diversidade como existente e natural, passou-se a respeitar e aceitar os diferentes modos de ser e conhecer dos alunos.Procura-se, agora, recuperar a história de diferentes etnias e padrões culturais, buscando-se levar os alunos à unidade de conhecimentos respeitando-se as diferenças existentes entre indivíduos e grupos.Por outro lado tem havido um esforço de flexibilidade nas áreas curriculares em busca da integração dos conteúdos em unidades de ensino.

Nenhum comentário: