terça-feira, 27 de novembro de 2007

A Teoria de Vygotsky


*põe em pauta a discussão do papel do social no desenvolvimento mental
-o papel da educação, do professor e da aprendizagem
*funções psicológicas superiores
-auto-observação, intencionalidade, planejamento, capacidade de pensamento abstrato, metacognição
-indivíduo ser capaz de pensar sobre o seu próprio pensamento

*Duas questões básicas da teoria:
-funções psicológicas têm base na atividade cerebral
-a cultura, que faz parte da natureza humana através de um processo histórico
-visão do homem funcionando necessariamente com outros, inserido em um contexto social

-a linguagem infantil sugere que, por um longo periodo de tempo, a palavra para as crianças é uma propriedade do objeto, mais que um símbolo deste
as crianças captam a estrutura externa da palavra-objeto, mais cedo que sua estrutura simbólica interna
-a fala interior se desenvolve mediante o acúmulo lento de mudanças estruturais e funcionais, tornando-se em estruturas básicas de seu pensamento

PENSAMENTO DETERMINADO PELA LINGUAGEM
-a natureza conceitual do pensamento ocorre devido a linguagem
-“ nossas descobertas indicam que a fala egocêntrica não permanece por muito tempo como um mero acompanhamento da atividade da criança. Além de ser um meio de expressão e de liberação de tensão, torna-se um instrumento do pensamento, no sentido do próprio termo - a busca e o planejamento do problema”




funções da linguagem
refletir o mundo exterior
planejar e determinar o curso de uma ação
“ Antes de controlar o seu comportamento, a criança começa a controlar seu ambiente com a ajuda da fala. Isto produz novas relações com o ambiente, além de uma nova organização do pensamento. A criação dessas características humanas de comportamento produz mais tarde, o intelecto, e constitui a base do trabalho produtivo: a forma específica humana de uso de

http://www.ic.unicamp.br/~heloisa/MO642/VYGO/sld005.htm

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