quarta-feira, 28 de novembro de 2007

O letramento inclui a capacidade ...

O letramento inclui a capacidade que temos de nos instruir por meio da leitura e de selecionar, entre muitas informações, aquela que mais nos interessa. A qual professor, então, está reservada a tarefa de preparar os estudantes para isso? Sim, você acertou ao responder que todos são responsáveis. Pesquisa realizada nos Estados Unidos revelou que, num dia normal, 80% do que um adulto lê é não-ficcão: o mapa de ruas da cidade, um guia de turismo, uma revista, a página do jornal que traz o horário do programa de TV favorito, uma enciclopédia, uma receita, a tela do caixa eletrônico do banco.
Ocorre que muitos professores de Língua Portuguesa limitam-se aos relatos de ficção, o que está longe do ideal. "Dá para imaginar o sofrimento da criança que só conhece textos narrativos até a 4a série e, a partir da 5a, se vê diante de material informativo?", pergunta Rosaura Soligo. Segundo ela, o problema é o empurra-empurra que essa questão provoca. Quem leciona Língua Portuguesa atribui o problema ao titular da disciplina em questão — seja ela qual for. Este, por sua vez, acredita que a turma não aprende por uma deficiência na alfabetização.

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