sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Natureza

A expressão Natureza aplica-se a tudo aquilo que tem como característica fundamental o facto de ser natural: ou seja, envolve todo o ambiente existente que não teve intervenção antrópica.
Dessa noção da palavra, surge seu significado mais amplo: a Natureza corresponde ao mundo material e, em extensão, ao Universo físico: toda sua matéria e energia, inseridas em um processo dinâmico que lhes é próprio e cujo funcionamento segue regras próprias (estudadas pelas ciências naturais).

Escala
A escala abrangida pela palavra Natureza, dentro deste contexto, envolve desde o subatômico até o amplamente universal, como os planetas e estrelas. Tomando como o recorte a escala do homem, inclui basicamente o meio ambiente natural e normalmente exclui o meio ambiente construído, de forma a ser tradicionalmente associada à vida selvagem, aos fenômenos e recursos naturais e aos seus processos e dinâmicas próprios. Há também, porém, definições que incluem o meio-ambiente alterado pelo homem como elemento da Natureza.
A associação mais popular que se faz à palavra Natureza, ligando-a à definição do parágrafo anterior, a confunde com a idéia de paisagem natural: a paisagem é o resultado dos processos complexos presentes em um determinado ambiente, enquanto a Natureza envolve vários os próprios processos e o resultado.

Realidade
O mundo natural costuma estar associado ao mundo real.
A metafísica
Teoricamente, aquilo que está além da percepção natural deste mundo real (os fenómenos físicos) faz parte do mundo metafísico.
O supernatural.

Estudo da Natureza
O estudo sistematizado dos elementos da Natureza, seus processos, actividades e consequências se dá através das Ciências naturais.
Astronomia
Biologia
Ciências da Terra
Ecologia
Física
Química

Natureza e o homem
Contrariando todas as expectativas, a natureza e o homem começam a se separar nesse terceiro milénio. O homem não poderá mais depender do, e nem deixar o eco sistema entregue aos caprichos da natureza. Com o aquecimento global , a tendência é surgir novas tecnologias que permitirão ao homem assumir a natureza e dessa forma restaurar o eco-sistema.
Preocupação ambiental
O crescimento das populações, o aumento do consumo ligado às inovações tecnológicas, à escala global, uma proliferação de resíduos que contaminam o ambiente, afectando os ecossistemas.
No sentido de permitir um desenvolvimento sustentável, o Homem tem vindo a desenvolver práticas que permitem a proteção e a conservação da Natureza. Dessas práticas podem destacar-se:
Tratamento de resíduos sólidos
Tratamento das águas
Conservação de certas áreas protegidas notáveis
Utilização de energias renováveis (eólica, solar, biomassa, etc)

Nenhum comentário: