domingo, 2 de dezembro de 2007

Desenvolvendo competências e habilidades para ensinar

Um sujeito competente no domínio da linguagem é capaz de produzir textos orais e escritos adequados às situações de comunicação em que se encontra, de posicionar-se criticamente diante do que lê eouve, de ler e escrever produzindo sentido, de formular perguntas e articular respostas significativas em situações variadas. Mais ainda,um sujeito competente no uso da linguagem é capaz de perceber queum texto oral ou escrito é um ato de linguagem com finalidades eintenções, contendo o que é dito e os não-ditos. Ao mesmo tempo esse sujeito sabe, por meio do texto, manifestar seus próprios desejos e convicções e, também, informar, persuadir, criticar, divertir, emocionar,argumentar, posicionar-se, criticar.

O termo competência, por dar margem a significados diversos, é aquiutilizado como a possibilidade de utilização de determinadas operações da inteligência, que permitem aos alunos (sujeitos da aprendizagem), coma mediação do professor e de outros colegas, realizar classificações,inclusões de classes, estabelecer relações unívocas e biunívocas, organizar seqüenciações, estabelecer correspondências, fazer inferências, sínteses etc. Todas estas competências estão implícitas nos atos de falar, ouvir, lere escrever.

Segundo Perrenoud , as competências mobilizam diversos recursoscognitivos para enfrentar uma ação, sendo que esta mobilização só épertinente em ação, isto é, competências são mobilizadas em função desituações específicas.

Dentro da escola o que se deseja é que o aluno interaja com o objeto deconhecimento (a linguagem escrita e também a falada) com a finalidadede modificar, reorganizar e reconstruir os conhecimentos que trouxe defora da escola, ampliando sua competência no uso da linguagem. Essaampliação de competências não ocorre de modo linear, supostamente do“mais fácil” para o “ mais difícil”. O processo de construção é não-linear,complexo e até certo ponto imprevisível, logo não há um modelo a seraplicado a todos.

Para que o aluno desenvolva suas competências é preciso que oprofessor também construa novas competências para o ato de ensinar.

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