sábado, 1 de dezembro de 2007

200 anos da Chegada da FamÍlia Real ao Rio

Em março deste ano, a Prefeitura do Rio lançou as Comemorações dos 200 anos da Chegada de D. João e da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro. A história da cidade começou ainda no século XVI. A baía a margem da qual a cidade do Rio de Janeiro se organizou - Baía de Guanabara, foi descoberta pelo explorador português Gaspar de Lemos em 1º de janeiro de 1502. A grande quantidade de água encontrada foi designada como rio, o que explica a origem do nome escolhido para a cidade. Mas, o ato histórico criador da cidade do Rio de Janeiro foi a vitória de Estácio de Sá, quando os portugueses garantiram a sua posse, em 1º de março de 1565, nas lutas contra as invasões estrangeiras. E foi justamente nos arredores da Baía que iniciou-se a expansão urbana. Durante os séculos XVII e XVIII, o Rio de Janeiro passou a ter um papel muito importante durante o período colonial, especialmente quando o ministro português Marques de Pombal transferiu a sede da colônia para a cidade em 1763.
O Rio de Janeiro foi a capital do Reino de Portugal e dos Algarves, como era oficialmente chamado Portugal na época, entre 1808 e 1815. E passou a ser a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, a única cidade do mundo que sediou um império europeu fora da Europa, de 1815 a 1821. A vinda da corte portuguesa trouxe profundas transformações culturais. Para além dos aspectos econômicos e políticos, o Rio de Janeiro lucrou indiscutivelmente com os progressos materiais empreendidos por D. João e seus ministros de Estado. A cidade foi palco da criação da imprensa no Brasil, por meio da instalação da Impressão Régia em 1808. De seus prelos saíram, por exemplo, o primeiro jornal impresso no Brasil - a Gazeta do Rio de Janeiro.
Inúmeras instituições de natureza cultural e científica foram implantadas durante o período joanino e o Rio foi escolhido para sediá-las. Assim, a Real Bibliotheca (atual Biblioteca Nacional), o Museu Real (atual Museu Nacional da Quinta da Boa Vista), o Jardim Botânico, o Real Teatro São João, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, a Escola Anatômica Cirúrgica e Médica do Hospital Militar do Rio de Janeiro, a Academia Real Militar, foram algumas das instituições estabelecidas no Rio de Janeiro e que evidenciam o movimento de europeizar os trópicos empreendido por D. João.

Nenhum comentário: