domingo, 2 de dezembro de 2007

Considerações finais

Considerações finais
Muito já se falou e escreveu sobre a construção do processo de leiturae escrita. Cursos foram realizados, livros foram produzidos, mas no cernede cada escola ainda temos muitos alfabetizadores e muitos alunos quenão conseguem vencer juntos esse processo. Será tão difícil ensinar umacriança a ler e a escrever? Certamente não é. De tudo que foi dito acima,algumas sínteses podem ser feitas:
*O professor deve organizar as situações de aprendizagem da leiturae da escrita de forma que elas continuem a manter relação com as situaçõesdo cotidiano, isto é, não se deve fazer com que a escrita seja algo escolar;ela não é; a escrita faz parte da vida;
*O professor deve se preparar para ser um alfabetizador; esta tarefa requercompetências específicas, além de exigir um compromisso com os resultados;
*A escola precisa proporcionar um ambiente alfabetizador; cada sala deaula deve dispor de recursos de leitura, tais como jogos, murais, cartazes, cantinhode leitura e tudo o mais que a criatividade do professor conseguir imaginar;
*Os pais, o diretor e os demais professores precisam estar envolvidosno trabalho dos alfabetizadores; a tarefa destes deve ser compartilhadapelos demais; não é uma ação isolada;
*A leitura da palavra deve buscar inicialmente encontrar-se com aleitura de mundo dos alunos;
*Há inúmeros mitos que precisam ser desconstruídos sobrealfabetização;
*Não basta dominar todas as teorias; é preciso criar estratégias paracolocá-las em prática;
*O ato de ler deve ser um prolongamento do ato de brincar; devehaver prazer na construção desse processo;
*Cada aluno tem seu modo próprio de construir conhecimentos; receitase modelos não surtem o mesmo efeito para todos.
Não há novidades no que está dito. Em muitos momentos, inúmerosprofessores já ouviram e leram esse discurso. Resta praticá-lo, acreditandoque é possível ensinar a ler e a escrever à maioria dos alunos que estãoem nossas salas de aula.

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