quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Vila Sésamo 2007

"Vila Sésamo"

Nós todos na faixa de 40 anos já conhecemos o Senhor Garibaldo mas como será o Garibaldo 2007? Este que estréia na TV Cultura dia 29 de outubro, segunda-feira, com o programa infantil "Vila Sésamo". A atração, que foi sucesso no Brasil na década de 70, volta ao ar com brincadeiras, quadros diários e novo cenário colorido, com céu azul e árvores, nos anos 70 tudo era preto e branco mas a magia e a inocência criava nosso cenário colorido. É nesse local aconchegante, com "cara" de vila antiga, que vive Garibaldo, o grande pássaro amarelo, e sua nova amiga, a "monstrinha" Bel, criada especialmente para o programa no BrasilOs dois amigos estarão à frente do programa, e apresentarão quadros para crianças que estão aprendendo a escrever e contar, como o "Letra do Dia", em que Garibaldo deve encontrar objetos que comecem com uma determinada letra, e "Números", onde Bel aparece numa piscina de dados. A atração inclui também mini-documentários, que mostram os costumes de crianças de várias regiões do país.Os personagens Enio, Beto, Elmo, Grover, Zoe e Cookie Monster, que estavam na versão original do programa, agora surgem com novas aventuras e também apresentam quadros.A trilha sonora também promete novidades. Com direção do músico e crítico musical Arthur Nestrovski, as músicas terão títulos como "Barulhinho Ruim" e "Só eu Sou Eu". Entre os cantores, há nomes conhecidos (principalmente pelos adultos), como Vanessa Da Matta (que canta a canção de abertura do programa), Zeca Baleiro, e outros que a TV Cultura está guardando a sete chaves.A "monstrinha" lilás que usa chuquinhasA personagem Bel, longe de ser segredo, já tem características definidas: é inquieta, cheia de energia, tem três anos de idade e fará companhia a Garibaldo, que tem seis.
Ao lado dele, a personagem feminina (quase não havia personagens "meninas" no programa antigo, entre os bonecos), que tem chuquinhas nos cabelos e ar curioso, dará agilidade às histórias.Aliás, essa é uma das características do novo "Vila Sésamo", como explica o roteirista Fernando Salen. "O programa antigo tinha histórias mais lentas, enquanto o atual tem diálogos e episódios mais rápidos", diz. Também não haverá atores convidados e o programa será apresentado apenas por bonecos, ao menos na primeira fase."Vila Sésamo" nasceu há trinta anosO programa "Vila Sésamo" foi um sucesso para as crianças há mais de trinta anos, pergunte para os seus pais. A atração surgiu nos EUA e, logo em seguida, chegou ao Brasil, mais especificamente em 1972, na TV Cultura. Em seguida, passou a ser exibida na TV Globo, e ficou no ar até 1977. Nesse período, foi um sucesso, e contou com convidados famosos, como as atrizes Sonia Braga e Aracy Balabanian.
Embora tenha ficado um bom tempo fora da TV brasileira, os personagens apareceram recentemente numa série de DVDs para crianças. No resto do mundo eles também não desapareceram: atualmente o programa é exibido em 120 países, entre eles EUA, África do Sul e Alemanha. Em todos esses locais, os personagens ensinam alfabetização e abordam idéias como tolerância, diversidade cultural e ética. Quem está por trás da "Vila" é a instituição chamada Sesame Workshop, uma organização sem fins lucrativos, voltada à educação de crianças que estão, principalmente, na fase de alfabetização. Esta ONG também participa da produção do "Vila Sésamo" no Brasil, em parceria com a TV Cultura. VILA SÉSAMOEstréia dia 29 de outubro na TV Cultura, segunda-feira, às 8h30Programa irá ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h30 e às 14h; e aos sábados, às 14h

Nenhum comentário: