sexta-feira, 12 de outubro de 2007

O que são Spywares e Adwares?

Alguém mais usa o teu computador? Então fique atenta às informações abaixo.
Resumo do post: Uma pessoa pode colocar um programa espião em teu computador, sem que fique sinal...O programa pode ser colocado através de um disquete, ou até, ser mandado por email. Então a pessoa fica sabendo tudo o que teclas, tuas senhas...Há programas tão sofisticados que até captam imagens da webcam...
Portanto, muito cuidado, não abram emails, imagens, se não sabem a sua procedência...
Te cuida, gabiroba!!
LEIAM COM ATENÇÃO PORQUE É MUITO IMPORTANTE.

Adwares são softwares que mostram propaganda. Spywares são softwares que recolhem informação.

Spywares são programas usados como ferramenta de marketing. Eles enviam dados sobre os hábitos de navegação do utilizador entre outros dados do género. Algumas pessoas não se importam com isso, outras consideram isso uma quebra de segurança. Em geral os spywares são instalados juntamente com outros programas, sem pedir sua autorização para tal.

Apesar de algumas vezes serem usados como sinónimos, os termos spyware e programas espiões referem-se a softwares consideravelmente diferentes. Spywares são geralmente um tipo de Adware, para serem distribuídos de forma gratuita, exigem em contrapartida a exibição de publicidade. Nem todos, mas muitos, monitorizam as actividades dos utilizadores, comprometendo sua privacidade.

Alguns exemplos são o “Cydoor Ad-System”, usado por vários Ad-wares (os programas que exibem banners), ex: o Flash-Get e o WebHancer, que é instalado junto com o Audiogalaxy Satellite, etc.

Um spyware típico marca o utilizador, identifica os tipos de páginas e conteúdos ou actividades que desenvolve online ou o uso que faz do software e envia periodicamente essas informações para a empresa fornecedora. Esta faz análises de marketing e vende as informações para terceiros, para direccionar melhor a publicidade exibida nos seus produtos.

A maioria das empresas garante não recolher dados pessoais ou informações críticas, mas isso não é realmente garantido. E, mesmo assim, o facto principal é: o seu computador é transformado num servidor que envia informações sobre seus hábitos para uma empresa. Mas lembre-se: nem todos os produtos que exibem publicidade adware é um spyware.

Da mesma forma, alguns spywares não são exactamente ilegais, mas a linha divisória é muito ténue. A maioria dos spywares é instalada de forma oculta ou dissimulada. E é um direito dos utilizadores terem conhecimento sobre o tipo de actividade que esses softwares executam. Muitos alteram configurações do computador de forma inadvertida, como a página inicial ou a busca padrão, instalam barras de ferramentas de utilidade duvidosa e, de forma geral, enganam o utilizador quanto a seus objetivos.

O Spyware e Adware são programas espiões?


Os programas espiões são diferentes. Eles são especificamente projectados para se ocultar no sistema e não trazem nenhum tipo de benefício ao utilizador. O seu único objectivo é recolher informações pessoais e financeiras das vítimas: passwords, nome de utilizador, números de cartões de crédito, etc.

Um "keylogger" (registador de teclas), por ex: grava tudo o que é digitado no computador alvo, cruzando esses dados com a navegação na Internet e outras actividades do utilizador. Assim, o programa envia ao dono um relatório com, por exemplo, as passwords e nomes de utilizadores que foi digitado numa determinada página, como a de um banco.

Alguns "keyloggers" chegam ao requinte de gravar não só os toques do teclado mas também os cliques do rato. Essa técnica visa quebrar a protecção fornecida pelos teclados virtuais usados pelos bancos. No relatório, nesse caso, são incluídas pequenas imagens com fotos do que havia no ecran numa região em volta do ponteiro do rato, no momento em que se fez o clique. Por causa dessa capacidade de registar os ecrans apresentados no monitor, estes programas também são chamados de "screenloggers".

Nem os spywares, nem os programas espiões exigem a ligação com a Internet para funcionarem. Eles ficam activos de forma permanente. Apenas para o envio da informação para o responsável por eles é que utilizam a ligação à rede.

Link de programas Anti-SpyWare:

Ad-Aware: http://www.snapfiles.com/get/adaware.html

Spybot - Search and Destroy : http://www.snapfiles.com/get/spybot.html

Spyware Terminator : http://www.snapfiles.com/get/spywareterminator.html

Os programas Ad-Aware e Spybot-Search and Destroy, são dois programas anti-spyware e anti-adware, mas que não ficam residentes, não fazendo a monitorização permanente do sistema, terão de ser executados sempre que desejarmos fazer uma verificação. O programa Spyware Terminator é um programa que fica residente no sistema e monitoriza o sistema em tempo real.

Todos os três programas são Freeware (grátis).

Nenhum comentário: