sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Dicionário de "Internetês"

Algumas palavras usadas na internet para você1

A
Attachment - Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém.
Antivírus - Programa que detecta e elimina vírus de computador.
Add - adicionar
B
Backbone - Espinha dorsal das grandes redes de comunicação na Internet. Normalmente são conexões de alta-velocidade que interconectam redes regionais.
Banco de Dados - Conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.
Background - Fundo da área de trabalho do programa que está sendo utilizado.
Banner - É um anúncio de propaganda colocado num website (banner em inglês quer dizer estandarte).
Bit - A menor unidade de informação utilizada em informática. Corresponde a 0 (zero) ou 1 (um), ligado/desligado, presença/ausência, etc.
Bookmark - Tipo de agenda onde você guarda os endereços visitados na Internet, tornando fácil visitá-los novamente. São chamados de bookmarks/marcadores no Netscape e Favoritos no Internet Explorer.
Bps - Significa bits por segundo. A velocidade do modem é expressa em quantos bits ele pode transferir por segundo. Quanto maior o número de bps, mais rápida é a velocidade do modem.
Browser - Também chamado navegador, é o programa utilizado para visualizar as páginas da WWW. Atualmente, os dois mais conhecidos são o Internet Explorer e o Netscape Navigator.
Byte - É um conjunto de 8 (oito) bits. Um byte é uma unidade que determina uma informação, que pode ser um caractere (letra) ou um código para um desenho na tela.
C
Cache - Quando navegamos na Internet os browsers armazenam as últimas imagens e páginas visitadas no cache, ou seja, guardam na memória. O espaço que a memória cache do browser ocupa no disco rígido do computador pode ser configurado.
Cookie - São arquivos que contêm informações como nome e preferências dos visitantes de um website. Esta informação é fornecida por cada usuário em sua primeira visita ao site. O servidor registra a informação num arquivo e armazena no disco rígido do visitante. Assim, ao retornarmos ao site, a navegação será mais rápida, pois o servidor já terá a configuração das preferências do visitante.
Cracker - Usuário de informática que estuda todas as maneiras de conseguir quebrar códigos de segurança e entrar em sistemas de informação alheios, com o único objetivo de danificá-los ou usufruir de informações confidenciais.
Customize - personalizar
D
DNS (Domain Name System) - É um sistema hierárquico de base de dados distribuídas que converte um nome de domínio em um endereço IP do computador/servidor Internet de um provedor de acesso e hospedagem de websites.
Domínio - Nome que identifica um computador, departamento, ou organização na rede Internet.
Download - É o ato de copiar (transferir) um arquivo de um site da Internet para o seu próprio computador.
Dial-Up - Conexão feita com outro computador através de uma linha telefônica comum.
DVD - O Digital Versatile Disc (disco digital versátil) tem o aspecto semelhante ao de um CD, mas sua capacidade de armazenamento é de sete a 14 vezes maior.
DNS (Domain Name System) - É um sistema hierárquico de base de dados distribuídas que converte um nome de domínio em um endereço IP do computador/servidor Internet de um provedor de acesso e hospedagem de websites.
E
E-commerce (comércio eletrônico) - É a venda de produtos e serviços através da Internet.
E-mail ou Eletronic Mail (correio eletrônico) - É o sistema para troca de mensagens de texto e arquivos de computador via Internet. Emotions - Emoticons (emotions+icons) são caracteres usados para simbolizar sentimentos e estados de humor em comunicações pela Internet. Alguns exemplos: [] (abraço), :* (beijo), :-(o) (com sono, bocejando), :-) (alegre).
F
FAQ - Abreviação para Frequently Asked Questions (questões freqüentemente perguntadas). Arquivo de perguntas e respostas básicas sobre determinado assunto.
Firewall - (Parede de Fogo). Medida de segurança que pode ser implementada para limitar o acesso de terceiros a uma determinada rede ligada à Internet. Existem diferentes tipos de implementação desses mecanismos, via software ou hardware. Permite apenas a passagem de mensagens de correio eletrônico, podendo restringir ou policiar essas mensagens.
Freeware - São programas de computador de domínio público, ou seja, são gratuitos e poder ser usados à vontade.
FTP (File Transfer Protocol) - Significa protocolo de transferência de arquivos pela Internet. É o método padrão de enviar arquivos entre computadores pela Internet.
G
Gateway - Um computador que conecta uma rede a outra quando as duas redes utilizam protocolos diferentes.
GIF (Graphics Interchange Formal) - É um padrão gráfico que permite salvar imagens em tamanho reduzido. É um formato de arquivo de imagem comumente usado em páginas HTML.
Gigabyte - (GB). Equivale a 1000 Megabytes (MB).
Go - (Vá). No seu browser, é um botão que vai para uma das páginas anteriormente acessadas.
H
Hacker - Indivíduo que tem a função de resolver os problemas encontrados em sistemas ou redes. Muitas vezes confundido com Cracker. Ver cracker.
Home Page - É a página principal de um Web site. Normalmente a página serve como um índice para o conteúdo restante do site.
Host - (Hospedeiro). Computador servidor central, que oferece seus arquivos para a rede. Quando você (Cliente) acessa informações na Internet, está buscando informações em hosts instalados em todos os pontos do mundo.
HTML - Hypertext Markup Language (linguagem de marcação de hipertexto). Linguagem de formatação de textos e imagens, utilizada para apresentar os documentos publicados na WWW (World Wide Web).
HTTP - Hypertext Transfer Protocol (protocolo de transferência de hipertexto). Protocolo que controla o envio de uma página em HTML de um servidor para um cliente.
Hyperlink - Ligação hipertexto. Você clica e é remetido para outro local, outra parte do mesmo documento ou de outro documento. São as palavras que aparecem sublinhadas e/ou em outras cores nos textos dentro da Web. Indicam que podem ser clicadas e levarão a algum link.
I
Inbox - (Caixa de Entrada). Caixa de mensagens recebidas do correio eletrônico
Internet - Rede mundial de computadores que interliga outras redes menores em vários países. É uma rede de redes que se comunicam através do protocolo TCP/IP.
IP ( Internet Protocol) - É o protocolo da Internet, usado para identificar, localizar e estabelecer conexão entre computadores ligados à Internet.
J
JAVA - Linguagem de programação para produzir páginas Internet, com mais recursos que a linguagem HTML.
K
Kilobyte - (KB). Equivalente a 1024 bytes.
L
Link - (ligação). Abreviação de Hyperlink. Na Internet, clicando em um link, podemos buscar informações referentes a outro lugar. Hipertexto: busca de informações NÃO LINEAR. Ao ler um livro, estamos fazendo uma leitura LINEAR, do início ao fim (sem pulos).
Login /Logon - (Logar). Acessar o sistema através de seu código de acesso. Quando você "loga" o seu nome numa rede, todos os computadores da mesma rede reconhecem você ali. E você passa a ter acesso às informações dessa rede.
Logoff - Desconectar-se de um servidor ou sistema no qual se tenha "logado" anteriormente.
Logout - Finalizar o acesso a um sistema ou computador.
M
Mosaic - O primeiro browser para a Web, concebido pela NCSA, nos Estados Unidos. Com ele o WWW tomou um grande impulso, pois foi a primeira ferramenta que permitia visualizar a informação da Web, e utilizá-la, de forma gráfica e atraente.
N
Newsgroups - (Grupos de discussão). Discutir um assunto em um grupo público de discussão.
O
Off-Line - (Desconectado). Não estar conectado ao servidor da rede.
On Line - Conectado em tempo real, a outro computador ou à rede, via cabo ou linha telefônica.
Open - (Abrir). Abrir um arquivo ou uma pasta. Em Internet, abrir significa entrar em algum site, digitando o domínio no campo específico para o endereço da página
P
Password - (Palavra-Chave, Senha). Usada para identificação do usuário, em conjunto com um login. Deve ser guardada sigilosamente.
Playlist - lista de música
Print - (Imprimir). Comando que faz com que o documento ativo ou selecionado seja impresso.
Prompt - É um sinal intermitente de espera para entrada de dados. Um cursor sinaliza o local exato
Q
Query - Consulta / pesquisa.
Quit - (Sair). Finalizar o uso de um programa ou aplicação.
R
Readme - (Leia-me). Arquivo que deve ser lido antes de se iniciar a utilização ou instalação de um determinado programa, sistema, computador, etc
Reply - (Responder). Você pode responder uma mensagem recebida via Internet pelo seu correio eletrônico para o remetente, sem ter que redigitar o endereço dele e nem pedaços da mensagem.
RTFM - (Read The Fucking Manual). Leia "a porcaria" do manual. Termo utilizado para indicar a alguém que deve ler o manual, pois provavelmente tem feito perguntas que estão clara e amplamente respondidas.
S
Save - (Salvar). Em geral usado para salvar um arquivo da memória RAM para o Hard Disk.
Script - Qualquer programa que sirva para que o computador execute comandos ou funções previamente determinados.
Save - (Salvar). Em geral usado para salvar um arquivo da memória RAM para o Hard Disk. Você pode salvar também páginas Web no bookmark do seu browser, ou salvar imagens ou textos da Internet para o seu HD.
Script - Qualquer programa que sirva para que o computador execute comandos ou funções previamente determinados.
Search - (Pesquisar/Procurar). Você pode pesquisar na Internet qualquer assunto, utilizando palavras-chave, dentro dos sites de procura.
Select - (Selecionar). Sempre que você clicar sobre algum item que acenda ou mude de cor, ele estará sendo selecionado.
Send - (Enviar). Comando que envia as mensagens ou arquivos que você dererminar pelo correio eletrônico.
Senha/Password - Código utilizado para restringir o acesso somente às pessoas autorizadas para aumentar a segurança de acesso à rede ou ao sistema.
Sent - (Enviadas). São as mensagens enviadas por você que ficam na sua caixa de correio eletrônico.
Step - passo (step 1, step 2...)
Submit - (Submeter). O mesmo que "OK", pode seguir adiante.
T
Time-out - Sinal que um dispositivo emite quando chegou o tempo limite no qual estava esperando receber uma informação.
To - Para.
Tone - Ver Pulse/Tone.
Trash - (Lixo). Caixa de mensagens excluídas por você no seu correio eletrônico.
U
Update - (Atualização). Quando um serviço ou sistema é atualizado para mostrar dados ou informações mais precisas.
Upload - (Enviar). Em oposição a Download (Baixar). Você faz um Upload quando envia um arquivo do seu computador para a Internet ou outro computador.
URL - (Uniform Resource Locator). Ou Localizador de Recursos Uniforme. Maneira de endereçar informações na Internet de modo compacto, preciso e universal. Descreve exatamente onde está a informação (endereço de uma página Web, WWW). O endereço geralmente se inicia com
http://www.
User - O utilizador dos serviços de um computador, normalmente registado através de um login e um password.
Username - nome de usuário no sistema ou na rede.
W
WWW - (World Wide Web). As páginas da Internet, ou a Internet como um todo. Pode-se dizer que é a parte da Internet que suporta documentos de hipertexto. Tem a propriedade ainda de misturar textos, imagens, sons e vídeo.
Alguma dúvida?

Fontes:

Nenhum comentário: