domingo, 28 de outubro de 2007

Mantenha seu orkut agradável aos olhos



O orkut é uma comunidade on-line desenvolvida para promover a interação entre as pessoas, estabelecer relacionamentos e criar comunidades em torno de interesses comuns. Desde seu lançamento em 2004, o orkut cresceu de maneira significativa em todo o mundo. Ultimamente, o orkut tem sido grande foco de atenção da mídia brasileira, dando a impressão de que o Orkut está impregnado de atividades ilegais e usuários insatisfeitos. Qualquer usuário ativo do orkut sabe que isso simplesmente não é verdade, e que, de fato, o sucesso do nosso site se deve sobretudo à habilidade dos membros de criar conteúdo e comunidades interessantes – e que isso constitui a grande maioria do conteúdo e das pessoas que fazem parte do orkut. Na realidade, as 50 principais comunidades do orkut, com o total de mais de 37 milhões de membros e aproximadamente 1,3 milhão de visitantes por dia, não têm nenhum tipo de conteúdo ilegal. No entanto, assim como no mundo "off-line", sempre haverá algum conteúdo que para algumas pessoas poderá ser ofensivo ou impróprio.
Avaliação e eliminação de conteúdo ilegal
O sucesso do orkut se deve , a todos os nossos usuários e ao conteúdo criado por todos. Com isso em mente, contamos com nossos usuários e pedimos que nos notifiquem sobre possíveis violações de nossos Termos de Serviço. Isso pode ser feito por e-mail ou clicando no link "denunciar abuso" exibido em destaque em todas as páginas do orkut.com. O Orkut irá anilisar o perfil ou a comunidade em questão individualmente e, se constatarem que houve alguma infração aos termos de serviço, removerão o conteúdo e desativarão a conta por meio da qual ele foi criado. Nos últimos meses, foram criadas várias ferramentas para ajudar a efetuar essas análises de forma mais eficaz. Aumentamos a rapidez com que fazemos essas análises e atuamos sobre os relatos de usuários referentes a conteúdo ilegal ou impróprio. Continuamos trabalhando para melhorar essas ferramentas, bem como para criar novas ferramentas. Acreditamos que o olho humano é a ferramenta mais eficiente para analisar corretamente os relatórios enviados por nossos usuários. Assim, nos últimos dois meses, aumentamos em 1.400% a equipe de suporte que trata dos casos de abuso e conteúdo ilegal relatados por usuários. Estamos dedicando mais recursos em todo o mundo, especialmente em mercados onde o orkut é muito popular, como no Brasil e na Índia. Com isso e com o uso de ferramentas de análise otimizadas, temos conseguido tratar de modo mais eficiente dos relatos que recebemos de nossos usuários.
Melhor comunicação com os órgãos governamentais.Recentemente, desenvolvemos uma ferramenta específica para fornecer às autoridades governamentais e jurídicas uma linha direta de comunicação com o Google em nossa sede em Mountain View, na Califórnia (EUA). Esta ferramenta de comunicação prioritária com orgãos governamentais permite que determinadas autoridades governamentais coloquem sinalizadores (flags) em conteúdo do orkut para indicar alta prioridade, para fins de análise e de tomada das medidas adequadas. A ferramenta também permite solicitar a preservação dos dados enquanto se aguarda uma ordem judicial. Também estamos trabalhando com o NCMEC (National Center for Missing and Exploited Children ou Centro nacional de crianças desaparecidas e exploradas) dos Estados Unidos para denunciar automaticamente informações relacionadas a pornografia infantil que possam ser descobertas no orkut.com, como, por exemplo, o endereço de e-mail do usuário. É importante observar que o Google está e continuará cooperando ao máximo com as investigações e instaurações de processos de crimes, e que poderá fornecer às autoridades jurídicas informações sobre usuários que abusam do orkut, com o compromisso, ao mesmo tempo, de procurar um equilíbrio e levar em conta os interesses dos usuários, as solicitações das autoridades governamentais e a necessidade de instauração de um processo legal correto e eficaz.
Detecção automática de conteúdo impróprio
Lamentamos muito os casos em que nossos usuários se deparam com conteúdo ilegal ou ofensivo no orkut. É importante diferenciar conteúdo ofensivo ou impróprio de conteúdo ilegal. Sempre haverá algum material que algumas pessoas considerarão ofensivo ou impróprio, embora não seja ilegal ou contrário às políticas do orkut. Evidentemente, é impossível eliminar totalmente todo conteúdo ofensivo de qualquer comunidade que inclua milhões de pessoas, seja on-line ou off-line. Mesmo assim, estamos fazendo o possível para encontrar mais maneiras de minimizá-lo. Por exemplo, nos últimos anos trabalhamos muito no desenvolvimento de um software que consiga identificar de modo eficaz o significado do conteúdo de uma página web específica, para ajudar as pessoas a encontrar informações relevantes em bilhões de páginas. Agora, estamos experimentando formas de aplicar essa tecnologia para detectar e eliminar conteúdo questionável do orkut.
Proteção para os nossos usuáriosUm dos valores mais importantes do orkut será sempre a confiança que nossos usuários têm uns nos outros e no Google. Sempre respeitaremos e continuaremos a fazer de tudo para merecer essa confiança e proteger ao máximo todos os nossos usuários. Lançamos recentemente um novo
Centro de Segurança, onde o usuário pode, entre outras coisas, saber como proteger sua conta do orkut, proteger a si mesmo contra falsários que solicitam informações pessoais e denunciar comportamentos inadequados ao dono de determinada comunidade. Também oferecemos recursos para ajudar a encontrar outras organizações que apóiam a segurança na internet.
Como você pode ajudarEm última instância, a preservação e a melhoria da experiência do usuário no orkut são responsabilidades que compartilhamos com nossos membros, definidas por uma série de normas em comum a que nos referimos como orkut
Estatuto da comunidade, um documento "vivo" que é periodicamente modificado de acordo com as necessidades da comunidade e as ferramentas disponibilizadas para servi-las. Incentivamos todos os usuários a nos notificar por meio do link "denunciar abuso" sempre que observarem violações do estatuto da comunidade ou de nossos Termos de Serviço. Pedimos a cada usuário que preste especial atenção aos casos de conteúdo ilegal; a indicação com sinalização exata e pró-ativa desses casos pelos usuários é uma das melhores formas de, juntos, assegurarmos que o orkut continue sendo conhecido por suas características positivas. Também continuamos a desenvolver ferramentas e lançar recursos que ajudam os usuários a se proteger. Para quem gerencia as comunidades, nosso novo suporte para vários moderadores permite incluir até dez moderadores para ajudá-lo a administrar sua comunidade, remover tópicos, mensagens e eventos impróprios, e aceitar, recusar, expulsar ou remover membros individuais e postagens que violam o estatuto de uma comunidade específica. Acreditamos que esses recursos fornecem as ferramentas que você necessita para manter a integridade de suas comunidades, o que, por sua vez, ajuda a manter a integridade do orkut. Assumimos o compromisso de assegurar que nosso site continue sendo um espaço com a filosofia de comunidade pela qual você nos conhece e na qual confia, e esperamos contar com você neste nosso empenho para que o orkut se mantenha saudável, cresça e continue bonito por muito tempo.

Nenhum comentário: