sábado, 1 de dezembro de 2007

A MULTIEDUCAÇÃO E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA


Afunção primordial da escola, na área da linguagem, é introduzir as crianças no mundo da leitura e escrita, tornando-as capazes de atender às demandas da sociedade, habilitando-as a lidar com esses instrumentos da comunicação. No mundo contemporâneo, a comunicação se efetiva de várias formas, porém, o domínio da leitura e da escrita é fundamental para o exercício pleno da cidadania e para o crescimento cognitivo de cada pessoa.Sendo tão importante na vida das pessoas, é preciso que se tenha bastante clareza dos fatores que fazem parte desse tipo de aprendizagem, para que,conhecendo-os, cada professor possa elaborar seu plano de ação de forma a conseguir o sucesso de seus alunos. Importa, portanto, conhecer como acriança concebe o objeto da aprendizagem, isto é, que concepções ascrianças têm sobre o processo de leitura e escrita, que caminhos são percorridos até a plena apreensão deste processo, porque encontramos alunos com tantas dificuldades para aprender a ler e escrever. Será interessante também, discutir a tão falada e pouco compreendida relação leitura do mundo e leitura da palavra, a necessária desmistificação de alguns mitos criados sobre a alfabetização e, ainda, analisar as competências necessárias ao professor para ensinar no mundo contemporâneo.

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